Como funciona um gerador de energia

Como funciona um gerador de energia

Existem diferentes formas de gerar energia elétrica, tais como usinas hidrelétricas ou painéis solares. É a partir do uso da energia que somos capazes de nos comunicar, trabalhar e realizar tantas tarefas comuns em nosso dia a dia. Entretanto, o sistema elétrico que temos a disposição não é perfeito e pode apresentar falhas em virtude de acidentes ou chuvas fortes, por exemplo.

No post de hoje queremos ajudá-lo a compreender como funciona um gerador de energia. É interessante entender como este equipamento trabalha visando manter você seguro e confortável de que haverá energia elétrica disponível quando precisar seja qual for a ocasião: evento, hospital, indústria, hotel ou até mesmo em sua residência.

Como funciona um gerador de energia?

Para dar início a explicação devemos resgatar um conceito vindo das aulas de física que você deve ter tido na época do colegial: a indução eletromagnética. Mas o que é isso? Trata-se de uma receita simples para gerar energia.

O gerador de energia é composto por elementos que conseguem converter a energia mecânica em energia elétrica com base na indução eletromagnética. Geradores de eletricidade, na verdade, não geram energia, mas sim a convertem de um outro tipo de energia. A forma mais comum é a conversão de energia mecânica em energia elétrica, por um processo conhecido como indução eletromagnética, que é a manifestação de uma corrente elétrica devido a variação do fluxo magnético nas margens de um condutor.

Em uma hidrelética, por exemplo, a água da represa passa por uma turbina, fazendo-a girar. Colocando condutores e imãs nessa turbina, é possível converter a energia mecânica da rotação em energia elétrica, por meio da indução eletromagnética.

Da mesma forma, em um gerador de eletricidade, condutores e imãs convertem a energia mecânica da rotação do eixo em energia elétrica. A diferença é que, em vez de água, o gerador usa combustível para girar o eixo, como em um motor de automóvel.

Os geradores podem ser movidos a base de gasolina ou diesel, além de apresentarem voltagens e tensões distintas de acordo com os modelos. Nós já comentamos anteriormente aqui no blog a diferença entre gerador de energia a diesel e a gasolina e seus respectivos pontos positivos e negativos. Se você ainda não tem conhecimento a respeito disso, vale a pena dar uma conferida!

Esperamos que você tenha entendido como

Como funciona um gerador de energia? – Gruger

funciona um gerador de energia. Se você tem alguma dúvida, envie sua pergunta no campo de comentários abaixo.

A Gruger traz soluções em energia para os mais diversos segmentos do mercado. Oferecemos aluguel ou venda de gerador de energia, além de disponibilizarmos assistência e manutenção preventiva dos equipamentos em todo o território nacional. Consulte-nos para saber mais informações.